sexta-feira, março 16, 2007

PASTEIS DE NATA

Evanir deixou um comentärio para que eu escrevesse a receita dos pasteis de nata.
Peco desculpa , mas esqueci-me completamente.Ontem fui a Osnabrück com os meus filhos e fomos tomar um café e comer um pastel de nata ao Café Lisboa.E foi lä que me lembrei do seu pedido.
Esta receita foi tirada da revista "O melhor da Cozinha Portuguesa"
INGREDIENTES:
Massa
0,5 kg de farinha
3 dl de ägua
1 pitada de sal
1 colher (de sopa) de vinagre
400g de manteiga
farinha e manteiga q.b.
Recheio:
1 dl de ägua
300 g de acücar
2 colheres (de sopa) de farinha
5 dl de leite
8 gemas
2 claras
PREPARACÄO
Coloque a farinha em monte.Faca um buraco ao meio e verta nele um pouco de ägua com sal e vinagre.Amasse e junte a restante ägua até obter uma massa elästica.Dez minutos depois estenda-a sobre uma superficie enfarinhada e coloque a manteiga ao centro.Dobre em 3 partes e estenda.Repita a operacäo, polvilhando com farinha.Depois estenda a massa até obter uma espessura fina.Pincele a massa com ägua e enrole, formando rolinhos finos.Corte em ciculos.Unte formas de queque com manteiga e coloque um rolinho em cada uma.Pressione até forrar bem as formas.Recheio: ponha a ägua ao lume com o acücar e deixe chegar a ponto de fio.Dilua a farinha num pouco de leite frio.Junte o resto do leite, as gemas e as claras jä batidas.Acrescente a calda de acucar.Leve ao lume em banho-maria, mexendo sempre.Recheie as formas, ponha-as num tabuleiro e leve-as ao forno aquecido a 250°.

5 Comments:

Blogger Micas said...

Qualquer dia temos que combinar um café e uma nata em Münster. O que achas?

Beijos e boa semana

18/3/07 21:51  
Anonymous Anónimo said...

Não sei se me atreva a experimentar a receita. Tenho medo que a massa fique dura. Esses pasteis que foste comer com os teus filhos são iguais aos pastéis de Belém? Dizem que eles não dão a receita a ninguém...

19/3/07 00:23  
Blogger zmsantos said...

E que tal passar um fim de tarde soalheira numa esplanada de Belem?
Depois, antes de abalar, saborear uns pastelinhos (dos verdadeiros) acompanhados por um copo de cerveja...

São pequenas coisas como estas que podem tornar grande um dia.

Beijinho e bom regresso!!!

19/3/07 09:59  
Anonymous Anónimo said...

ja k nao da pra ir ate belem comer uns pasteis, vou me aventurar e experimentar a fazer a receita.

19/3/07 20:01  
Blogger Mar e Serra said...

Resposta aos comentärios:
-micas iria com todo o prazer
-Luisa estes säo pasteis de nata com cheirinho a Portugal.

-zmsantos que saudades disso tudo, menos da cerveja, porque näo bebo bebidas alcöölicas.
Tambem tenho saudades de fazer isso na esplanada de um café da Ericeira a ver o mar

-eskape faz os pasteis de nata e depois conta como ficaram.Eu näo experimento porque näo sou boa boleira.
beijinhos para todos

20/3/07 21:18  

Enviar um comentário

<< Home